segunda-feira, 27 de abril de 2009

“Juntos, fazendo a diferença!”

Sabe-se que é na escola que se amplia a convivência humana, pois é o espaço onde nos socializamos, nos encontramos, nos descobrimos, nos “irmanamos”. Por isso, é preciso que estejamos em constante ligação com a sociedade a qual estamos inseridos, para que possamos diminuir as desigualdades sociais e intelectuais, contribuindo para a formação de homens e mulheres novos em idéias, com atitudes significativas, que valorizem o Ser e coloquem o “eu” de lado para partilhar o “nós”.
Para construir essa escola é preciso aceitar valores que privilegiam o ousar, o experimentar, o assumir riscos, o comungar idéias e avançar em busca da geração de novas forças, de novas parcerias, para sermos comunidade semeadora de novos sonhos, de conhecimentos, de esperanças, de valores, de vida.
É evidente a importância da Educação para transformar a sociedade. Ela deve ser transformada em “um modo de ganhar a vida para os outros, de provocar a vontade de viver com paixão, com sentido, com projeto de viver deixando pegadas profundas na história e no coração dos outros”. (ESCLARÍN, 2006:7)
Para fazer essa Educação acontecer, é preciso que, como Escola, ousarmos ser não como caminho novo, mas como um jeito novo de caminhar, que se traduz como um processo contínuo, cujo principal protagonista é a pessoa do jovem e do adulto que nela aprende a arte e a beleza de aprender a conhecer, a pensar, a fazer, a conviver e a Ser.
Vamos, pois, construir essa escola e juntos faremos a diferença!

Nenhum comentário: