segunda-feira, 27 de abril de 2009

Plano de Gestão 2009 -2012

 QUANTO À GESTÃO TÉCNICO - PEDAGÓGICA

 Valorizar a presença da comunidade escolar a cada dia, acolhendo a todos com palavras e atitudes motivadoras, criando um ambiente organizado e receptivo;
 Trabalhar em equipe para a implementação de ações que visam ao sucesso dos alunos na escola e eleve a auto-estima dos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem;
 Motivar a equipe escolar a alcançar os objetivos traçados para que a escola cumpra com sua função social e missão;
 Apoiar as iniciativas da comunidade escolar que visam ao desenvolvimento científico, cultural e desportivo dos educandos;
 Promover a atualização e o aperfeiçoamento dos professores para a melhoria dos padrões de qualidade (Coletivos de Estudos);
 Planejar, gerir e supervisionar, com avaliação participativa, o processo educacional da escola;
 Assegurar o cumprimento dos dias letivos anuais/semestrais e horas-aulas estabelecidas;
 Estudar e prover, em conjunto com os professores, mecanismos de recuperação da aprendizagem dos alunos de menor rendimento;
 Informar aos pais e responsáveis sobre a freqüência e o rendimento dos alunos, bem como a execução de sua proposta pedagógica;
 Proceder ao levantamento estatístico dos índices de rendimento dos alunos, bem como do quantitativo da população atendida;
 Articular, junto a Secretaria Municipal de Educação, a construção do Laboratório Educativo de Informática no anexo Barbada;
 Articular, junto a 10ª CREDE – Russas, a continuidade da Coordenação Pedagógica no anexo Barbada;
 Diagnosticar o contexto ambiental e cultural da escola e as necessidades da comunidade escolar e propor projetos (ou firmar parcerias junto ao CVT, IDJ, Instituto São José, etc) que alavanquem o desenvolvimento sócio-educativo dos educandos, professores e funcionários;
 Orientar o detalhamento das atividades / tarefas dos serviços ofertados pela escola;
 Participar da elaboração e fazer cumprir os planos de trabalho propostos pela SEDUC;
 Zelar por um ambiente discente e docente produtivo;
 Propiciar aos alunos do anexo uma maior interação com os alunos da escola – sede, através de interclasses, aulas práticas, comemorações, etc;
 Promover estudos das avaliações externas à escola;
 Definir, em coletivo, as orientações básicas para a realização dos fechamentos bimestral e anual das atividades dos professores, coordenador pedagógico e da secretaria escolar;
 Adotar medidas voltadas para o rápido conhecimento dos índices de matrícula, reprovação, abandono e evasão escolar;
 Compartilhar o poder de decisão com a comunidade escolar, de modo a torná-la construtora e participante do projeto que dirige;
 Acompanhar a organização de toda a documentação da escola, para a conservação, atualização e rápido acesso;
 Supervisionar periodicamente o arquivo da secretaria, coordenação pedagógica e centro de multimeios;

 QUANTO À GESTÃO ADMINISTRATIVO - COMUNITÁRIA

 Envolver a comunidade escolar na gestão da escola, promovendo a participação de organismos colegiados, para o encaminhamento dos problemas coletivos da escola, instaurando assim, uma estrutura de gestão compartilhada, objetivando a prática de uma educação conscientemente participativa e transformadora;
 Articular com as famílias dos alunos e a comunidade local para criar processos de integração comunidade – escola;
 Promover reuniões sistemáticas, oficinas de auto-estima, lideranças e mini cursos sobre competências dos organismos;
 Realizar reuniões periódicas de acompanhamento das atividades pedagógicas e administrativas da escola;
 Zelar pela condução do aluno até a escola e desta até sua comunidade, realizando relatórios mensais sobre o transporte escolar a serem entregue na Secretaria Municipal de Educação e 10ª CREDE - Russas;
 Estimular a participação da comunidade escolar em eventos científicos, culturais e de formação continuada;
 Estabelecer contato permanente com a comunidade escolar, valorizando o desempenho de todos que nela atuam;
 Estimular a comunidade escolar a trabalhar em equipe para alcançar as metas estabelecidas, incentivando-a ao bom relacionamento intra e interpessoal;
 Acompanhar ativamente as ações dos órgãos colegiados e representativos da escola;
 Proporcionar momentos para que os membros da equipe expressem seus pontos de vista sobre o trabalho desenvolvido (Avaliação);
 Coordenar o processo avaliativo escolar institucional, observando os pressupostos teórico-metodológicos da proposta educacional da SEDUC.
 Acompanhar as atividades realizadas pelos servidores da escola;
 Planejar e implantar ações preventivas para o período de férias escolares, visando a manutenção e a melhoria da infra-estrutura interna e externa da escola;

 QUANTO À GESTÃO ADMINISTRATIVO - FINANCEIRA

 Orientar e acompanhar a administração dos recursos materiais e financeiros;
 Ouvir os segmentos quanto às necessidades mais urgentes da escola, ordenar despesas, em conformidade com a legislação em vigor.
 Reunir periodicamente a Comissão de Licitação e o Conselho Escolar para explanação sobre os recursos financeiros e em que gastá-los;
 Administrar os recursos de acordo com as diretrizes da Lei Nº 8.666/93, observando os prazos para a aplicação dos recursos e prestação de contas;
 Conhecer e praticar todas as orientações básicas para a compra de equipamentos e materiais, sejam eles de consumo ou permanentes, bem como para a contratação de serviços de terceiros;
 Controlar a movimentação e acompanhar os gastos referentes as verbas recebidas;
 Prestar contas a SEDUC, ao Conselho Escolar e a toda a comunidade dos recursos recebidos e gastos de acordo com a legislação em vigor;
 Controlar e zelar o patrimônio escolar;
 Acompanhar o controle de uso e estoque de material de consumo da escola;
 Elaborar banner intitulado Informativo Financeiro (Mensal) e expor nas dependências da escola;

Salienta-se ainda, neste Plano de Gestão 2009 – 2012, que toda atividade a ser exercida na Escola, deverá ser desenvolvida respeitando-se os princípios de liberdade de expressão, do direito à participação, da solidariedade, da justiça e da inclusão social, zelando pela unidade da comunidade escolar.

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